– Já quando se trata de creep feeding, o recomendado é que o cocho das mães seja ainda mais alto para evitar que os filhotes comam o alimento das vacas – explica.
Outra dica passada é sobre a abertura superior, chamada de largura de boca, ideal para qualquer tipo de cocho acima dos 50 centímetros, que possibilita que os animais usem os dois lados da estrutura para se alimentar. Sobre o espaço lateral, o zootecnista fala que a distância mínima é de cinco centímetros por cabeça.
O zootecnista não recomenda colocar o cocho diretamente no chão, já que os animais pisoteiam, jogam areia e até defecam sobre o alimento, causando prejuízo. Um cuidado simples para evitar perda de produto, principalmente na época das chuvas, é fazer perfurações no cocho para não deixar a água ficar acumulada. A recomendação vale até mesmo para os cochos cobertos. Por fim, a manutenção deve ser feita anualmente.
— Cocho com resto de alimento, com água empossada e telha caindo se torna um perigo para os animais e fonte de desperdício para o produtor. Acima de tudo, o cocho foi feito para ser acessado pelo gado — conclui o especialista.
• Técnica Rural: investir no cocho de mineralização pode aumentar a produção da fazenda