Política

Antonio Junqueira de Queiroz será o secretário de Agricultura de SP

Confirmada pelo governador eleito Tarcísio Gomes de Freitas, indicação é comemorada por entidades do setor

Na última semana, o governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), avisou que o seu secretário de Agricultura e Abastecimento será Antonio Junqueira de Queiroz. A notícia foi comemorada por ao menos três entidades do setor.

+ Neri Geller deve assumir a presidência da Conab

Em nota, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) lembra que o escolhido por Tarcísio para a secretaria já tem experiência na área. A entidade reforça que Junqueira de Queiroz foi secretário adjunto da pasta de 2007 a 2011 e fez por merecer ser “lembrado por seu histórico positivo”.

“Confiamos que o novo secretário trabalhará para garantir as condições para que o agro paulista siga sendo um dos pilares para a manutenção da segurança alimentar em nosso país, além de fonte de emprego e renda para pequenos e médio agricultores”, afirma o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Fabio de Salles Meirelles.

“Capacidade e visão ele tem, e caminharemos alinhado” — Fabio de Salles Meirelles

“Não temos dúvidas de que Junqueira de Queiroz é um excelente nome e tem o que nosso setor mais precisa: conhecimento e experiência de um grande gestor. Estamos à disposição e tranquilos para avançar ainda mais e garantir o protagonismo do agronegócio, e toda sua cadeia produtiva, no cenário estadual, nacional e mundial. Capacidade e visão ele tem, e caminharemos alinhados”, complementa o presidente da Faesp.

Aprosoja-SP e ACSP também elogiam Antonio Junqueira de Queiroz

IRRIGAÇÃO - agricultura irrigada

O nome de Antonio Junqueira de Queiroz para o cargo de secretário foi felicitado pelo Conselho do Agronegócio da Associação Comercial de São Paulo (AC-SP). “Profundo conhecedor dos desafios e oportunidades da agricultura paulista, com fortes raízes cooperativistas e extensa trajetória” foram, segundo o site Datagro, algumas das palavras usadas pelo órgão para se referir ao aliado de Tarcísio Gomes de Freitas.

De acordo com o site da Revista Attalea Agronegócios, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de São Paulo (Aprosoja-SP) foi pelo mesmo caminho da ACSP e da Faesp. Ou seja, foi mais uma entidade a ver com bons olhos a indicação para o comando da pasta paulista de Agricultura e Abastecimento.

“Ao escolher Antônio Júlio Junqueira de Queiroz, o governador [eleito] se norteou pela serenidade, capacidade de entrega d resultados e pelo histórico de serviços prestados ao setor pelo indicado. São Paulo é um importante player na cadeia produtiva do agronegócio. Temos a certeza de que a pasta será bem conduzida no caminho dos interesses do produtor rural paulista”, afirma, em comunicado, a Aprosoja-SP.

Produtor rural e com experiência política

ministério da agricultura - mapa - divulgacao
Foto: Mapa/divulgação

Antonio Junqueira de Queiroz é produtor rural, atuando há mais de três décadas nas fazendas Brejo Limpo e Santa Izabel, ambas no interior paulista. O futuro secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo é, conforme destacado em seu perfil no LinkedIn, graduado em administração de empresas e pós-graduado em negócios imobiliários.

No setor público, além de ter sido secretário adjunto de Agricultura por quatro anos, ele foi membro da Câmara Setorial de Citricultura do Ministério de Agricultura e Abastecimento (Mapa) de junho de 2011 a agosto de 2014. Atualmente, Junqueira de Queiroz integra o conselho superior do agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o conselho de administração do Sicoob Credicitrus.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.