Representantes dos ministérios brasileiros de Relações Exteriores, Economia e Agricultura e do Representante Comercial dos EUA (USTR) se reuniram na última semana para tratar da implementação da agenda econômica entre os dois países, conforme ficou acordado entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, em encontro realizado em março, em Mar-A-Lago, no estado da Flórida. Essa visão compartilhada e os objetivos estabelecidos pelos dois presidentes apontam na direção de um engajamento estratégico e transformador para a parceria econômica e comercial bilateral.
Ficou acordado a aceleração do diálogo comercial em curso sob a Comissão de Relações Econômicas e Comerciais Brasil-EUA (ATEC) com vistas a concluir, em 2020, em matéria de regras comerciais e transparência, incluindo facilitação de comércio e boas práticas regulatórias.
Os dois lados também acordaram realizar consultas nacionais, de acordo com os procedimentos de cada país, para recolher subsídios sobre os melhores caminhos para expandir o comércio e desenvolver o relacionamento econômico bilateral.
A Comissão ATEC permanecerá como foro para o contínuo engajamento, por meio de reuniões e contatos frequentes, com o objetivo de avançar na agenda de curto prazo, bem como no trabalho preparatório para uma parceria mais profunda.