Política

Deputado pede abertura de CPI para investigar falas de Sergio Moro

Em pronunciamento na manhã desta sexta-feira, 24, o ex-ministro da Justiça afirmou que o presidente Bolsonaro exonerou o diretor-geral da Polícia Federal por motivos políticos

O presidente Jair Bolsonaro pode ser acusado de cometer crime de responsabilidade caso as falas de Sergio Moro sejam comprovadas. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Menos de duas horas após o anúncio de demissão do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a presidência da Câmara de Deputados recebeu seu primeiro pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as declarações de Moro sobre a intenção expressa por Jair Bolsonaro de realizar trocas no comando da Polícia Federal para fins pessoais.

O documento foi encaminhado pelo deputado Aliel Machado (PSB-PR). Nas justificativas para abertura de CPI, ele aponta a tentativa de Bolsonaro, segundo Srrgio Moro, de interferir na autonomia da Polícia Federal.

“Relatou o ex-ministro que a exoneração do ex-diretor geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, não se deu da forma que foi publicada em Diário Oficial, sem o seu aval inclusive. Tal fato também pode ser considerado crime de responsabilidade com os avanços das investigações por esta CPI  que agora se propõe. Ora, embaraçar investigação criminal e, além disso, toda a instituição investigativa (como é a Polícia Federal) pode constituir crime, conforme disposto na lei nº 12.850, de 2 de agosto de 2013”, traz o documento.

Aliel Machado finaliza o pedido deixando claro que o grupo deve se ater a “investigar os motivos que levaram o Presidente da República usar da prerrogativa de seu cargo para finalidade pessoal, que é a proteção a investigações criminais”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ainda não se manifestou sobre a demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça. O presidente Jair Bolsonaro convocou uma coletiva de imprensa para as 17h desta sexta-feira, 24, para “restabelecer a verdade sobre a demissão a pedido do Sr. Valeixo, bem como do sr. Sergio Moro”.

CPMI

Líderes do Cidadania, por sua vez, afirmam que vão apresentar requerimento para instalação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) ainda nesta sexta-feira, 24.

Para Eliziane Gama, líder do partido no Senado, o Congresso não pode deixar de apurar e investigar denúncias dessa magnitude. Já Arnaldo Jardim, líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, disse que “as revelações do ministro são gravíssimas e colocam em xeque de agora em diante todo e qualquer movimento de Bolsonaro nessa seara”.

Confira o pedido para criação de CPI pelo deputado Aliel Machado na íntegra: