Nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na madrugada desta quinta-feira, 20, mostra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 28% das intenções de voto na disputa presidencial. Fernando Haddad (PT) tem 16% e Ciro Gomes (PDT) aparece com 13%. Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 9% e Marina Silva (Rede) é a candidata de 7% dos entrevistados.
Alvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo) marcam, cada um, 3% das intenções de voto. Henrique Meirelles (MDB) tem 2%. Estão empatados Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU), com 1% cada. João Goulart Filho (PPL), Cabo Daciolo (Patriota) e Eymael (DC) não pontuaram.
Os votos brancos ou nulos registraram 12%; e 5% não sabem ou não responderam.
O levantamento ouviu 8.601 eleitores entre os dias 18 e 19 de setembro em 323 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Comparação
Na comparação com a pesquisa do dia 14 de setembro, Jair Bolsonaro oscilou dois pontos percentuais (de 26% para 28%), Fernando Haddad subiu três pontos percentuais (de 13% para 16%) e Ciro Gomes manteve 13%. Ciro e Haddad estão tecnicamente empatados.
Geraldo Alckmin também manteve 9% das intenções de voto e a ex-senadora Marina Silva caiu de 8% para 7%. Marina e Alckmin estão tecnicamente empatados, assim como Ciro e Alckmin.
Não oscilaram os percentuais de intenção de voto os candidatos Alvaro Dias e João Amoêdo, com 3%. Guilherme Boulos e Vera Lúcia permaneceram com 1%. Henrique Meirelles foi de 3% para 2%. Cabo Daciolo tinha 1% na pesquisa passada e não pontuou na nova. Eymael e João Goulart Filho não pontuaram nas duas pesquisas.
A proporção de eleitores que declara que pretende votar nulo ou em branco passou de 13% para 12% e o número de indecisos e não respondentes passou de 6% para 5%.
Rejeição
Em relação à rejeição aos candidatos, Jair Bolsonaro é apontado por 43% dos eleitores que declararam que não votariam de “jeito nenhum” no candidato no primeiro turno. A rejeição a Marina Silva é de 32%, e Haddad tem 29% de eleitores contrários à sua eleição.
A taxa de rejeição a Geraldo Alckmin chega a 24% e Ciro Gomes tem 22%.
Vera Lúcia e Cabo Daciolo tem 19% de taxa de rejeição; Guilherme Boulos, 18%; Henrique Meirelles e Eymael, 17%; Alvaro Dias, Amôedo e João Goulart Filho, 15% .
Eleitores que rejeitam todos os candidatos somam 4% e aqueles que votariam em qualquer um, 2%.
Segundo turno
O instituto Datafolha fez simulações de segundo turno entre os candidatos com as maiores pontuações.
Em um cenário entre Bolsonaro e Haddad, os candidatos empatam, com 41% cada. O número de votos brancos e nulos somam 15%; e 2% não responderam.
Analisando a intenção de voto no segundo turno, Bolsonaro tem 42%; e Marina Silva 41%. Brancos e nulos somam 16%; e 2% não responderam.
Na comparação entre Bolsonaro e Alckmin, o candidato do PSL tem 39% da intenção de voto e Alckmin 40%. Brancos e nulos somam 19%; e 2% não responderam.
Na disputa pelo segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes, Ciro atinge 45% dos votos e Bolsonaro 39%. O total de brancos e nulos somam 14%. Não responderam 2% dos entrevistados.
Em uma possível disputa entre Ciro e Alckmin, Ciro possui 41% dos votos e Alckmin 34%. Brancos e nulos somam 22% e 2% não responderam.
Na comparação com Marina Silva, Ciro também ganha, com 45% dos votos. Marina tem 31%. Brancos e nulos somam 22% e 2% não responderam.
Entre Ciro e Haddad, o candidato petista alcança 31% dos votos e Ciro, 42%. Neste cenário, brancos e nulos alcançam 25%; e 3% não responderam.
Na intenção de voto no segundo turno entre Alckmin e Marina, o candidato do PSDB alcança 39% e Marina 36%. Votos brancos e nulos têm 23%; e 2% não responderam.
Entre Alckmin e Haddad, o petista alcança 35% dos votos e Alckmin 39%. O número de eleitores que votariam branco ou nulo alcança 24%. Não responderam 3%.
Em um cenário de segundo turno entre Marina e Haddad, há empate, com 37% dos votos cada um. Brancos e nulos atingem 24%. Não responderam 2%.