O Canal Rural acompanha o resultado do segundo turno das Eleições 2022 para o governo de Pernambuco, neste domingo (30).
A apuração dos votos começou às 17 horas, quando aconteceu oficialmente a abertura das urnas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Serão exibidos a apuração dos votos dos candidatos. Quando um estiver matematicamente eleito, os eleitores serão informados em tempo real.
Quem será a primeira mulher eleita governadora no estado?
Antes mesmo de o segundo turno ser realizado, duas certezas surgem no pleito pernambucano:
- O fim da hegemonia do PSB no estado;
- A eleição da primeira governadora pernambucana.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) venceu as quatro últimas eleições para o poder Executivo de Pernambuco. Eduardo Campos levou a melhor nas disputas de 2006 e 2010. Atual governador, Paulo Câmara foi eleito em 2014 e reeleito quatro anos depois. Desta vez, o entanto, o candidato socialista ficou fora do segundo turno. Com 18,06% dos votos válidos, Danilo Cabral acabou o primeiro turno na quarta colocação.
E pela primeira vez em sua história, Pernambuco terá uma governadora. E quem disputa o cargo é Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB). Elas superaram a concorrência e chegaram à fase final da disputa após receberem 23,97% e 20,58% dos votos válidos, respectivamente.
Ex-vereadora do Recife e atual deputada federal, Marília Arraes disputa a eleição deste ano pelo Solidariedade, partido ao qual se filiou no início de 2022, após deixar o PT. Antes, ela fez parte dos quadros locais do PSB, chegando a ser secretária estadual de Juventude e Emprego.
Ex-deputada estadual e ex-prefeita de Caruaru, cargo ao qual renunciou no fim de março deste ano, Raquel Lyra é, atualmente, filiada ao PSDB — está no partido desde 2016. Assim como a sua adversária, ela também já foi do PSB, integrando a sigla socialista de 2007 a 2016.