O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente na pesquisa divulgada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) na noite de segunda-feira (12). Na simulação de primeiro turno, o petista aparece com 46% das intenções de voto. O atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), surge na segunda colocação, com 31%.
Em relação ao último levantamento do mesmo Ipec, Lula oscilou para cima, mas dentro da margem de erro propagado pelo instituto, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No material divulgado na semana passada, o político do Partido dos Trabalhadores contava com 44%. Bolsonaro, por sua vez, detinha os mesmos 31%.
Ainda em relação ao primeiro turno, Ciro Gomes (PDT) segue na terceira colocação, mas perdeu um ponto percentual no comparativo com a pesquisa anterior. O pedetista foi de 8% para 7%. Simone Tebet (MDB) contou com 4% nos dois levantamentos. Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) completam a lista dos presidenciáveis que pontuaram: eles tiveram, cada, 1% nas duas últimas pesquisas.
Candidatos zerados
Segundo o Ipec, cinco candidatos não chegaram a 1% das intenções de voto:
- José Maria Eymael (Democracia Cristã);
- Leonardo Péricles (Unidade Popular);
- Padre Kelmon (PTB);
- Sofia Manzano (PCB);
- Vera Lúcia (PSTU).
Pablo Marçal (Pros), que teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não foi incluído no mais recente levantamento. No anterior, ele pertencia ao grupo dos presidenciáveis com 0% de intenção de voto.
No primeiro turno, o total de quem declarou votar em branco ou anular é de 6%. Além disso, não sabem ou não responderam somam outros 4%.
Ipec projeta 2º segundo turno entre Lula e Bolsonaro
A equipe do Ipec projetou um eventual segundo turno entre os dois mais bem colocados da pesquisa: Lula e Bolsonaro. Nesse cenário, o membro do PT surge com 53%, enquanto que Bolsonaro fica com 36%. Na possibilidade de disputa somente entre o petista e o liberal, 8% votariam em branco ou anulariam e, por fim, 3% não sabem ou não responderam.
Dados estatísticos da pesquisa
Registrado no TSE com o número BR-01390-2022, o levantamento do Ipec divulgado na noite desta segunda-feira (12) foi encomendado pelo Grupo Globo, que desembolsou R$ 290.332,30. A equipe do instituto afirma ter entrevistado 2.512 pessoas de 16 anos ou mais, em 158 municípios (dos 5.568 do país) espalhados pelas 27 unidades federativas do Brasil. As entrevistas foram realizadas de 9 a 11 de setembro.
Em ambos os cenários — primeiro e segundo turno — a margem de erro definida pelo próprio instituto é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dessa forma, por exemplo, Ciro Gomes e Simone Tebet estão tecnicamente empatados.