Na urna, Jorginho Mello (PL) conquistou o direito de ser o governador de Santa Catarina pelos próximos quatro anos. Diante de 90,75% das urnas eletrônicas apuradas no estado até às 19h19, ele aparece com 70,68% dos votos válidos. Com isso, não tem como Décio Lima (PT) ultrapassá-lo na contagem.
Com o resultado de hoje, Mello voltará a ocupar o cargo que, em 2009, desempenhou por apenas 11 dias: de 9 a 20 de outubro. Na ocasião, ele, então filiado ao PSDB, era o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e assumiu o Executivo local durante viagens internacionais do governador Luiz Henrique da Silveira e do vice Leonel Pavan.
Colega de partido do presidente Jair Bolsonaro, Mello é eleito para um cargo do poder Executivo após construir uma trajetória de décadas no Legislativo. Ele foi quatro vezes deputado estadual. Posteriormente, trocou Florianópolis por Brasília. No Distrito Federal, cumpriu dois mandatos como deputado federal e, desde 2019, era um dos senadores por Santa Catarina.
Jorginho Mello tem propostas para o agro
Então candidato a governador, Jorginho Mello concedeu entrevista ao Canal Rural em agosto. Na oportunidade, destacou alguns de seus projetos em favor da agricultura e da pecuária de Santa Catarina. Nesse sentido, afirmou ter como “missão” trabalhar para resolver questões relacionadas ao escoamento da produção do estado.
“A gente precisa facilitar a vida para escoar a produção até os portos” — Jorginho Mello
“Temos cinco portos importantíssimos, que são a nossa janela para o mundo. E precisamos dar condições, por meio das BRs e das SCs, para levar [para fora] a nossa produção, que é forte e grande”, disse Mello na ocasião. “A gente precisa facilitar a vida para escoar a produção até os portos”, complementou o político do Partido Liberal.
__________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.