“Recuperar o tempo perdido”. Foram essas as palavras usadas pelo senador e candidato do Partido Liberal (PL) ao governo de Santa Catarina, Jorginho Mello, ao abordar suas próprias propostas para as áreas de logística e infraestrutura em favor do escoamento do que é produzido pela pecuária e agricultura do estado.
Em entrevista ao Canal Rural, Mello reforçou o interesse em ampliar investimentos em recuperação de estradas para, de acordo com ele, ajudar na conexão do campo com os portos que levam os produtos oriundos do agronegócio para outros estados — e até mesmo para fora do país. Assim, acredita que estará a caminho de cumprir a sua “missão” como administrador público.
“Temos cinco portos importantíssimos, que são a nossa janela para o mundo. E precisamos dar condições, por meio das BRs e das SCs, para levar [para fora] a nossa produção, que é forte e grande”, comentou Mello, que lembrou que Santa Catarina lidera entre todas as unidades federativas do país na exportação da carne de frango e carne de suínos.
“A gente precisa facilitar a vida para escoar a produção até os portos”, afirmou o candidato do PL ao responder a perguntas formuladas pelo jornalista Antônio Petrin. Para isso, ele também disse que, em um eventual governo seu, vai direcionar recursos para obras em estradas vicinais.
Jorginho Mello fala de internet e combate à estiagem
Agricultura familiar, ações para se combater a estiagem e programas para ampliar a conexão à web foram outros assuntos abordados na entrevista concedida por Jorginho Mello. No caso da internet, o candidato a governador reforçou que ela é “fundamental” para fazer com que o produtor rural siga nas atividades. “Sem energia e sem uma boa internet, o homem não permanece no campo”, avaliou.
Eleições 2022: entrevistas
No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.
Para o governo de Santa Catarina, foram convidados os três primeiros colocados no último levantamento do Paraná Pesquisas, que foi realizado de 9 a 13 de junho e entrevistou 1.540 eleitores catarinenses. Dessa forma, foram entrevistados: Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (PP).