O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a defender publicamente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em entrevista exclusiva ao Canal Rural, ele elogiou as ações desenvolvidas atualmente pelo grupo.
+ Eleições 2022: confira a página especial do Canal Rural
Na visão do presidenciável, o MST evoluiu ao decorrer das últimas décadas. “Está mais maduro”, afirmou. Além disso, mencionou o trabalho na produção de alimentos orgânicos na região Sul do país.
“Fui agora ao Rio Grande do Sul e a produção de arroz orgânico deles é excepcional”, comentou o petista. Com isso, o ex-presidente afirmou que, ao menos em sua avaliação, o MST se converteu em grupo “altamente produtivo” na questão agrícola.
MST e invasões de terras
Apesar de não criticar diretamente o MST, Lula usou o verbo “invadir” para se referir às ações realizadas em propriedades rurais alheias. Contudo, opinou que “pouquíssimas terras produtivas foram invadidas” no país nos últimos tempos.
O político do Partido dos Trabalhadores afirmou, ainda, que as propriedades rurais precisam ser produtivas. Caso contrário, será entregue para o Estado realizar assentamentos “Você não pode ter terra para especulação quando tem gente precisando de terra para produzir.”
Íntegra da entrevista com Lula
+ Em entrevista exclusiva, Lula se explica com o agronegócio
A entrevista exclusiva com Lula será exibida a partir das 19h desta quinta-feira (21). O conteúdo será transmitido simultaneamente de modo multiplataforma: irá ao ar pela TV, pelo site e pelos perfis nas redes sociais do Canal Rural, uma empresa do grupo J&F.
Durante quase uma hora, o petista foi entrevistado por três profissionais da emissora: o diretor de conteúdo Giovani Ferreira; o jornalista e apresentador Antônio Pétrin; e o comentarista Miguel Daoud.
Entrevistas com os principais candidatos à Presidência da República
Além de Lula e Ciro Gomes (PDT), que foi o primeiro entrevistado, foram convidados para a série de entrevistas do Canal Rural os outros dois candidatos mais bem posicionados nos últimos levantamentos de intenção de voto dos institutos Datafolha e Ipec: Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB).
As assessorias de Bolsonaro e Tebet confirmaram interesse e estão conciliando agenda na rotina da campanha dos candidatos para atender ao convite do Canal Rural.
As entrevistas serão exibidas ao longo deste mês.