Eleições

Marquinhos Trad defende ‘intercâmbio comercial’ entre MS e Paraguai

Em entrevista ao Canal Rural, candidato ao governo de Mato Grosso do Sul fala de propostas para o agronegócio

Ex-prefeito de Campo Grande e candidato do PSD para a disputa do governo de Mato Grosso do Sul, Marquinhos Trad afirmou, em entrevista concedida ao Canal Rural, ter o interesse em traçar estratégias para ampliar o que chama de “intercâmbio comercial” entre o estado do Centro-Oeste e o Paraguai.

Na parte aduaneira, Trad observou que chegou a ter conversas enquanto prefeito da capital sul-mato-grossense. “Quando tratei o tema melhoria aduaneira, eu estava discutindo com autoridades paraguaias a possibilidade de ampliar o intercâmbio comercial entre Campo Grande e o Paraguai”, afirmou o candidato, ao sinalizar que tentará fazer algo similar caso seja eleito governador.

Além de visar uma integração maior com o Paraguai, justamente para escoar os produtos — sobretudo agrícolas — de Mato Grosso do Sul, o membro do PSD falou em ampliar os investimentos em infraestrutura, como tirar do papel ferrovias que cortem o estado e realizar melhorias em rodovias. “Quero fortalecer uma logística multimodal”, disse ao conversar com o apresentador Antônio Pétrin.

Marquinhos Trad: agroindústria e agricultura familiar

Como candidato, Marquinhos Trad falou, ainda, sobre a sua vontade de abrir Mato Grosso do Sul para a agroindústria, o que, na visão dele, se dará com isenção de impostos, outros incentivos fiscais e políticas de incentivo para a aquisição de produtos in natura. Na entrevista, ele também afirmou ser “primordial” ajudar os agricultores familiares presentes no estado. Para isso, disse ser necessário dar acesso à cadeia produtiva.

Eleições 2022: entrevistas

eleições 2022 - logo
Foto: Canal Rural/reprodução

No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.

Para o governo de Mato Grosso do Sul, foram convidados os três primeiros colocados no último levantamento do Novo Ibrape, que foi realizado de 29 de julho a 3 de agosto a 14 de agosto e entrevistou 2.100 eleitores sul-mato-grossenses. Dessa forma, foram entrevistados: André Puccinelli (MDB), Marquinhos Trad (PSD) e Eduardo Riedel (PSDB). Rose Modesto (União Brasil), que aparece tecnicamente empatada com Riedel, não aceitou o convite.