• Aécio Neves promete participação dos Estados na demarcação de terras indígenas
• Acesse a página Eleições 2014
Em seus pronunciamentos, Neves sempre destaca que, se eleito, criará um “superministério da Agricultura”, que não será subordinado ao ministério da Fazenda e não entrará na cota das divisões políticas. Ele menciona que a estratégia para o agronegócio é de competência do presidente da República e que cabe ao ministro a gestão dos processos.
Quanto à agroenergia, Neves afirma que o Brasil “vai na contramão do mundo civilizado” ao importar combustível fóssil enquanto deveria exportar etanol. Já em relação ao comércio exterior, ele destaca que as relações dentro do Mercosul precisam ser flexibilizadas e que é necessária uma ação ousada de política externa, que vise novos mercados.
– Temos que afastar a política e as ideologias do comércio, dar mais agilidade ao sistema tributário – enfatizou.
Aécio Neves ressaltou, por fim, que está entre suas metas desburocratizar a Embrapa e fazer com que ela trabalhe junto aos institutos estaduais de pesquisa e às universidades.
O programa Plano de Governo tem apresentação do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e convida os presidenciáveis mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais a apresentarem suas propostas à agropecuária nacional. Eduardo Campos, falecido no dia 13 de agosto, apresentou o programa do PSB para o setor. A candidata do PT à reeleição Dilma Rousseff ainda não confirmou presença.
Assista abaixo o programa completo com o candidato do PSBD: