O Canal Rural acompanha em tempo real o resultado do segundo turno das Eleições 2022 para o governo de Santa Catarina neste domingo (30).
A apuração dos votos começou às 17 horas, quando aconteceu oficialmente a abertura das urnas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Serão exibidos a apuração dos votos dos candidatos. Quando um estiver matematicamente eleito, os eleitores serão informados em tempo real.
Jorginho Mello x Décio Lima
O segundo turno na disputa pelo governo catarinense replica a briga pelo Palácio do Planalto. Ou seja: marca o embate entre um candidato do Partido Liberal (PL) e outro do Partido dos Trabalhadores (PT), siglas que abrigam o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente.
No primeiro turno, Jorginho Mello (PL) foi o mais bem votado, com 38,61% dos votos válidos. Ele tenta chegar ao Executivo após construir carreira no poder Legislativo. Nesse sentido, foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos (1995 – 2010). Posteriormente, foi eleito duas vezes deputado federal e, desde 2019, representa o estado no Senado Federal.
Ex-vereador de Herval D’Oeste, Jorginho Mello já foi governador de Santa Catarina pelo período de 11 dias. De 9 a 20 de outubro de 2009, quando era o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o hoje aliado de Bolsonaro — mas então no PSDB — assumiu a governadoria diante de viagens oficiais do governador Luiz Henrique da Silveira e do vice Leonel Pavan.
No pleito de 2 de outubro, Décio Lima (PT) recebeu 710.859 votos, o equivalente a 17,42% dos votos válidos. Assim, ele ficou menos de um ponto percentual à frente do atual governador que buscava a reeleição, Carlos Moisés (Republicanos), que encerrou a apuração com 16,99% dos votos válidos.
Dessa forma, Lima conquistou o direito de seguir na disputa eleitoral. Cumprindo o seu quarto mandato como deputado federal, o petista também busca trocar de poder: do Legislativo para o Executivo. Antes de chegar à Câmara dos Deputados, no entanto, ele foi vereador e duas vezes prefeito de Blumenau.