O candidato ao governo do Pará pelo Partido Liberal (PL), Zequinha Marinho, defende a implementação de ações para fortalecer a agricultura familiar no Estado. Um dos pontos a serem desenvolvidos, conforme defende, é seguir em frente com a regularização fundiária.
+ Eleições 2022: confira a página especial do Canal Rural
“Não só na agricultura familiar, mas também o grande e médio produtor se ressentem muito nessa questão da segurança jurídica, que é a falta do título, da escritura da terra. O Pará já deveria ter superado isso há muito tempo, mas há muito tempo mesmo”, lamentou o candidato em entrevista ao Canal Rural.
Ao criticar gestões que, na visão dele, não cuidaram da regularização fundiária, o membro do PL defende a facilitação do acesso ao crédito por parte do produtor rural paraense. Além disso, sinalizou o interesse de aumentar o números de títulos de propriedades no Estado ao decorrer de seu eventual governo.
“O Estado do Pará tem um potencial extraordinário para a agricultura familiar”, enfatizou. Para tal afirmação, o candidato apresentou números referentes ao setor no Estado. “Nós temos aqui só do Incra 1.132 projetos de assentamentos e mais uns 120 projetos do governo estadual”, disse ao conversar com o jornalista e apresentador Antônio Pétrin.
Marinho reforçou, ainda no âmbito da agricultura familiar, o interesse em capacitar os produtores rurais e oferecer assistência técnica e financeira. Nesse sentido, destacou o desejo de revitalizar a Emater do Pará.
Zequinha Marinho: produção e sustentabilidade
Na entrevista ao Canal Rural, Zequinha Marinho também abordou temas como sustentabilidade e logística. Citou, por exemplo, a estratégia de manter a “floresta em pé” para conseguir captar recursos de “forma inteligente” justamente pela preservação do meio ambiente. Prometeu, ainda, criar um porto em Marabá, município do sudeste paraense.
Eleições 2022: entrevistas
No decorrer dos meses de agosto e setembro, o Canal Rural exibe série de entrevistas com candidatos ao governo nos dez estados com o maior valor bruto de produção (VBP) de 2022, com base em dados apurados até junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Serão transmitidas entrevistas com candidatos aos governos de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Pará e Paraná. Eles foram perguntados sobre propostas para o setor agropecuário.
Para o governo do Pará, foram convidados os dois mais bem colocados no levantamento de intenção de voto realizado pelo Ipec de 30 de agosto a 1º de setembro, no qual 800 pessoas foram ouvidas. Dessa forma, Helder Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PL) foram entrevistados.