Política

FPA, OCB e lideranças do agro elogiam indicação de Fávaro

O nome do senador Carlos Favaro (PSD-MT), anunciado para o comando do Ministério da Agricultura, foi bem recebido por entidades

O deputado federal e futuro presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que o senador Carlos Favaro (PSD-MT), anunciado para o comando do Ministério da Agricultura e Pecuária no governo Lula, é qualificado e de “bom trato”.

“Trabalhei com Carlos Fávaro na Frente Parlamentar do Biodiesel, que presidi e ele foi vice. Qualificado, de bom trato, espero que tenhamos uma boa relação com ele”, escreveu Lupion em sua conta oficial do Twitter.

Lupion afirmou também que a bancada ruralista seguirá trabalhando “incansavelmente” pelos produtores rurais.

Fávaro é visto como um nome “facilitador” do relacionamento entre o novo Executivo e a bancada ruralista, uma das maiores e mais influentes do Congresso.

Apesar de não compor formalmente a frente, como senador, ele atuava em projetos relacionados ao agronegócio.

Repercussão ao nome de Fávaro

O pecuarista e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Pedro de Camargo Neto avalia que o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) é o “nome certo” para encarar os desafios do agro na futura gestão.

“Ele assumirá em um período de safra menos lucrativa, preços mais ajustados, juro elevado. Será um período mais difícil, mas vejo que a agricultura ligada à exportação ninguém segura; o que seguraria seria atrapalhar as exportações com ideias atrasadas de taxar exportações, mas Fávaro é o nome certo para encarar esses traumas porque conhece o setor, em especial em seu Estado, Mato Grosso”, disse.

O coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, avalia que Fávaro reúne “boas condições” para ser ministro da Agricultura e Pecuária.

“Conheço o Fávaro há muitos anos. Quando fui ministro da Agricultura, ele presidia a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). É uma liderança tranquila e tem boas características”, disse ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. “Tem boas condições para ser um competente ministro da Agricultura. Não tenho a menor dúvida. Vamos apoiá-lo e estou torcendo por ele”, acrescentou.

O presidente do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), Marcio Lopes de Freitas, aprovou a indicação.

“Desejamos muito sucesso ao senador Carlos Fávaro, que atualmente é membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e sempre atuou em defesa do agro”, disse Lopes.

Lopes afirmou que a entidade considera “importante” a indicação de alguém que possui “experiência” no setor.

“O Ministério da Agricultura é extremamente relevante na composição do governo federal, uma vez que o Brasil é considerado um dos países mais importantes do mundo para a segurança alimentar da humanidade tanto no presente como no futuro. Assim, consideramos importante a indicação de um nome que possui experiência e bom relacionamento tanto com produtores como com entidades representativas do setor para o comando da pasta”, acrescentou Lopes.