Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

FPA quer Conab no Ministério da Agricultura

'Usaremos toda articulação possível para manter preservada a estrutura', diz o novo presidente da FPA, deputado Pedro Lupion

O desmembramento do Ministério da Agricultura e a mudança de gestão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Plano Safra foram alguns temas da primeira reunião do ano da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que aconteceu nesta terça-feira (7), em Brasília (DF).  

A reunião, que marcou a transmissão do cargo de presidente da FPA do deputado Sérgio Souza (MDB-PR) para o deputado Pedro Lupion (PP-PR), contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo Lupion, a FPA já está trabalhando na elaboração de emendas à Medida Provisória, editada pelo presidente Lula, que fez mudanças administrativas no governo federal, como a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a retirada da gestão da Conab do Ministério da Agricultura

“Não é uma questão ideológica, é sim uma questão técnica. […] O agro precisa ser respeitado. Ser respeitado é ter um ministério da Agricultura forte, que consiga congregar todas as áreas do agronegócio brasileiro”, diz. 

“Como faremos um Plano Safra sem a Conab, órgão que pensa o agro? Usaremos toda articulação possível para manter preservada a estrutura”, complementa. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que também é membro da FPA e agropecuarista, afirmou que as mudanças são motivo de preocupação para o setor. 

“Tanto a Conab quanto o Plano Safra nos preocupam muito. A gente está falando de uma mola propulsora, de geração de divisas, de produção de alimentos, que precisam ter, com todo respeito, uma previsibilidade. Toda mudança gera expectativa e esse assunto será debatido com naturalidade, a partir do momento que a matéria venha ao plenário”, afirma Lira.   

O presidente da Câmara destacou algumas das pautas ligadas ao agro e enfatizou que os temas  defendidos por cada segmento, e que forem realmente importantes, receberão a devida prioridade.

“Nós tivemos, no mandato passado, três projetos tidos como prioritários: licenciamento ambiental, regularização fundiária e o autocontrole. Todos foram votados na Câmara, ainda no primeiro semestre”, destaca o presidente da Câmara.

A reunião também marcou a transmissão do cargo de presidente da FPA do deputado Sérgio Souza para o deputado Pedro Lupion.

“Aprendi com o Nilson Leitão, com a Tereza Cristina, Marcos Montes, Homero Pereira, e outros tantos colegas. Vimos tramitar pautas que não tramitavam há décadas, como no caso dos pesticidas e agora passamos a liderança para o Pedro Lupion, que tem no sangue a política voltada ao agro, que é o pilar econômico e social do brasil”, diz Souza.

Sair da versão mobile