Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

REUNIÃO

Governo enfrenta impasse com relação ao marco temporal, diz presidente da CRA

O presidente Lula tem até sexta-feira (20) para determinar sua posição em relação ao projeto de lei do marco temporal

marco temporal
Foto: FPA/Divulgação

O senador Alan Rick (União-AC), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), afirmou nesta terça-feira (17), que o governo federal está em um impasse com relação ao marco temporal.

A declaração foi feita durante uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília.

O parlamentar enfatizou que o governo federal enfrente um dilema.

Segundo Rick, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as indenizações de terras deixa o Poder Executivo um “beco sem saída”.

“Estamos lidando com indenizações de proporções substanciais, com estimativas que chegam à casa dos trilhões de reais, ao considerar as extensas áreas de terra em análise. O governo se encontra diante de um desafio sem precedentes: ou enfrenta essa realidade financeira e provisiona os recursos necessários, ou mantém a decisão do Congresso Nacional, assegurando a validade do marco temporal tal como foi aprovado”, explicou o senador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem até sexta-feira (20) para determinar sua posição em relação ao projeto de lei, aprovado pelo Congresso no fim de setembro.

O texto estabelece que apenas terras ocupadas por indígenas na data da promulgação da Constituição em 5 de outubro de 1988 podem ser demarcadas. A tese foi declarada inconstitucional pelo STF.

Sair da versão mobile