Neste sábado (16), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participa da entrega oficial de uma ex-fazenda da Embrapa para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Ponta Grossa, no Paraná.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Em agosto de 2003, 180 membros do MST invadiram a fazenda, que tem 618 hectares.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Embrapa chegaram a um acordo após a invasão, no qual a área seria utilizada para acomodar temporariamente os invasores que estavam às margens das rodovias.
Dois anos depois, entretanto, o que era para ser provisório virou definitivo. Na época, a Embrapa vendeu a área ao Incra por R$ 5,4 milhões em títulos de dívida agrária.
O superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, também estará presente.
Wellington Dias participa do evento poucos dias depois de o MST invadir uma fazenda em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, e uma área da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro, na Bahia.
O MST invadiu uma unidadhttps://www.canalrural.com.br/politica/inaceitavel-diz-embrapa-sobre-invasao-de-mst-em-unidade/e de pesquisa da Embrapa em Pernambuco em abril de 2023. No entanto, os invasores abandonaram o local dois dias depois.