Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Governo usou 'orçamento secreto' para ter apoio do Congresso com tratores superfaturados, diz jornal

Segundo O Estado de São Paulo, Bolsonaro teria destinado por meio de ofícios R$ 3 bilhões em emendas a parlamentares que o apoiaram

O jornal O Estado de S. Paulo publicou no último fim de semana uma reportagem denunciando a suposta criação de um “orçamento secreto” pelo governo de Jair Bolsonaro, da ordem de R$ 3 bilhões em emendas, em troca de apoio no Congresso Nacional. De acordo com a reportagem, o esquema utilizado no fim do ano passado incluiria a aquisição superfaturada em até 259% sobre o valor de referência de tratores e implementos agrícolas a pedido de deputados e senadores.

Os dados foram obtidos em 101 ofícios enviados por parlamentares ao Ministério do Desenvolvimento Regional e órgãos vinculados, de acordo com o jornal. Por lei, cabe a ministros indicar onde aplicar esses recursos. A medida também dificulta o controle do Tribunal de Contas da União (TCU) e da sociedade.

Os acordos para direcionar o dinheiro não são públicos, e a distribuição dos valores não é equânime entre os congressistas, atendendo a critérios eleitorais, só tendo  recebido valores quem deu apoio ao governo, sustenta a reportagem.

As máquinas são destinadas a prefeituras para auxiliar nas obras em estradas nas áreas rurais e vias urbanas e também nos projetos de agricultura familiar. De acordo com o Estadão, os políticos costumam promover festas de entrega dos equipamentos, “o que lhes garante encontros e fotos com potenciais eleitores em ano pré-eleitoral”.

Sair da versão mobile