Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Lula deixa carceragem da PF para acompanhar velório do neto

Os advogados do ex-presidente argumentaram que a Lei de Execução Penal prevê que presos possam comparecer ao enterro de parente próximos

Lula
Foto: Instituto Lula/ Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou neste sábado, dia 2, em São Bernardo do Campo (SP), o velório do neto, Arthur Lula da Silva. O menino, de 7 anos, morreu em decorrência de meningite meningocócica. Lula deixou a carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, no Paraná, e viajou em um avião do governo do estado. Escoltado por policiais federais, Lula chegou ao cemitério no fim da manhã.

A autorização foi feita pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba. No pedido para Lula deixar a prisão, os advogados do ex-presidente argumentaram que a Lei de Execução Penal prevê que presos deixem a prisão para comparecer ao velório de parente próximos.

Lula está preso desde 7 de abril do ano passado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). A pena é de 12 anos e um mês de prisão.

Em janeiro, o ex-presidente pediu autorização para sair da prisão e comparecer ao velório do irmão, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, que morreu em decorrência de câncer no pulmão. No entanto, o pedido foi negado pela juíza federal Carolina Lebbos.

A decisão foi confirmada pelo desembargador federal Leandro Paulsen, do TRF4, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, aceitou recurso da defesa e autorizou a saída de Lula. A liminar foi proferida cerca de 30 minutos antes do sepultamento do corpo e Lula não foi ao enterro.

Sair da versão mobile