Política

Lula deve anunciar ministros hoje pela manhã

Primeiro escalão do próximo governo federal terá 37 pastas — e o atual Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deverá ser fatiado

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nomes de mais ministros que irão compor o primeiro escalão do seu futuro governo. O anúncio deve ocorrer ainda na manhã desta quinta-feira (22), em Brasília.

+ PEC da Transição: Congresso promulga emenda constitucional

O próximo governo a ser conduzido por Lula contará com 37 ministérios, conforme avisou na última semana o governador da Bahia — e já indicado como o próximo ministro-chefe da Casa Civil —, Rui Costa (PT).

Para o setor do agro, as expectativas vão além da informação de quem irá conduzir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A expectativa é que a atual estrutura passe a se organizar, a partir de janeiro, em três pastas distintas:

  1. Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  2. Agricultura Familiar e Alimento Saudável;
  3. Pesca.

Novos ministros de Lula: os cotados para a Agricultura

ministério da agricultura - mapa - divulgacao
Foto: Mapa/divulgação

Para a Agricultura (hoje Mapa), quatro políticos atualmente com mandatos no poder Legislativo são tidos como os mais cotados. Aliado de Lula desde o primeiro turno da campanha eleitoral, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) é um dos nomes especulados. Deputado federal em fim de mandato e também aliado do presidente eleito desde o início da corrida eleitoral, Neri Geller (PP-MT) é outro cogitado para o cargo, mas seu nome perdeu força no decorrer dos últimos dias.

Ex-presidenciável e na reta final de seu mandato como senadora, e que atuou fortemente em prol de Lula ao longo do segundo turno, Simone Tebet (MDB-MS) passou a figurar na lista de cogitados para comandar o Mapa a partir de janeiro. De acordo com as informações, ela poderia ser indicada para o cargo na cota destinada ao MDB para os ministérios.

Atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), mas que deixará a função na virada do ano, o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) é o outro emedebista que aparece na lista de prováveis nomes para o Ministério da Agricultura. Vale ressaltar que a primeira atividade dele no Congresso Nacional foi ser suplente de Gleisi Hoffmann (PT-PR) no Senado Federal — chegando a ocupar uma das cadeiras da Casa enquanto a titular foi a ministra-chefe da Casa Civil da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Além dos quatro políticos com mandatos ativos, um quinto nome é inserido na lista de cotados para o Ministério da Agricultura. Trata-se de Nilson Leitão, ex-deputado federal pelo PSDB de Mato Grosso e próximo ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.