Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Lula deve anunciar ministros hoje pela manhã

Primeiro escalão do próximo governo federal terá 37 pastas — e o atual Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deverá ser fatiado

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar nomes de mais ministros que irão compor o primeiro escalão do seu futuro governo. O anúncio deve ocorrer ainda na manhã desta quinta-feira (22), em Brasília.

+ PEC da Transição: Congresso promulga emenda constitucional

O próximo governo a ser conduzido por Lula contará com 37 ministérios, conforme avisou na última semana o governador da Bahia — e já indicado como o próximo ministro-chefe da Casa Civil —, Rui Costa (PT).

Para o setor do agro, as expectativas vão além da informação de quem irá conduzir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A expectativa é que a atual estrutura passe a se organizar, a partir de janeiro, em três pastas distintas:

  1. Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
  2. Agricultura Familiar e Alimento Saudável;
  3. Pesca.

Novos ministros de Lula: os cotados para a Agricultura

ministério da agricultura - mapa - divulgacao
Foto: Mapa/divulgação

Para a Agricultura (hoje Mapa), quatro políticos atualmente com mandatos no poder Legislativo são tidos como os mais cotados. Aliado de Lula desde o primeiro turno da campanha eleitoral, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) é um dos nomes especulados. Deputado federal em fim de mandato e também aliado do presidente eleito desde o início da corrida eleitoral, Neri Geller (PP-MT) é outro cogitado para o cargo, mas seu nome perdeu força no decorrer dos últimos dias.

Ex-presidenciável e na reta final de seu mandato como senadora, e que atuou fortemente em prol de Lula ao longo do segundo turno, Simone Tebet (MDB-MS) passou a figurar na lista de cogitados para comandar o Mapa a partir de janeiro. De acordo com as informações, ela poderia ser indicada para o cargo na cota destinada ao MDB para os ministérios.

Atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), mas que deixará a função na virada do ano, o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) é o outro emedebista que aparece na lista de prováveis nomes para o Ministério da Agricultura. Vale ressaltar que a primeira atividade dele no Congresso Nacional foi ser suplente de Gleisi Hoffmann (PT-PR) no Senado Federal — chegando a ocupar uma das cadeiras da Casa enquanto a titular foi a ministra-chefe da Casa Civil da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Além dos quatro políticos com mandatos ativos, um quinto nome é inserido na lista de cotados para o Ministério da Agricultura. Trata-se de Nilson Leitão, ex-deputado federal pelo PSDB de Mato Grosso e próximo ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile