Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

REPERCUSSÃO

Lula vai vetar marco temporal, diz líder do governo no Congresso

O líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse que se o veto for derrubado, STF será acionado

Lula, desoneração da folha
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai vetar o projeto de lei do marco temporal.

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei (PL) 2.903/2023, que estabelece o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.

A proposta, que foi aprovada por 43 votos a 21, estabelece que só as áreas ocupadas ou em disputa por indígenas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, seriam elegíveis para demarcação.

Randolfe Rodrigues afirmou que o veto do presidente Lula é “uma questão de princípio”.

“É inconstitucional tentar modificar uma norma constitucional por meio de projeto de lei”, disse o líder do governo.

O resultado no Senado foi na contramão da decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a tese do marco temporal. O julgamento do STF, que terminou em 9 votos a 2, decidiu que a Constituição não estabelece um critério de tempo para a demarcação de terras indígenas.

Oposição diz que vai derrubar veto de Lula

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o líder da minoria no Senado, senador Ciro Nogueira (PP-PI), disse que o veto será derrubado.

Na avaliação do líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), diz que o iminente veto presidencial seria um “péssimo gesto político” por parte do Planalto. “O governo sabe que vamos derrubar [o veto], porque isso foi aprovado na Câmara e no Senado com larga vantagem”, declarou ao jornal. O parlamentar destaca que o marco temporal foi aprovado com votos para além da oposição a Lula. “Foi um movimento suprapartidário”.

O líder do governo disse que se o Congresso Nacional derrubar o veto presidencial, o Supremo Tribunal Federal será novamente acionado. “A Suprema Corte existe para isso, para ser acionada quando a Constituição é desrespeitada”, enfatizou Randolfe Rodrigues.

Sair da versão mobile