Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

NOVAS ATRIBUIÇÕES

Ministério da Agricultura avalia criação de duas novas secretarias

Fávaro garantiu que a reorganização da pasta não exigirá ampliação de recursos orçamentários

Carlos Fávaro
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) avalia a criação de duas novas secretarias na pasta: uma para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e outra para Promoção Comercial.

O anúncio foi feito pelo ministro da pasta, Carlos Fávaro, em fala a jornalistas após receber 24 entidades do setor agropecuário nesta terça-feira (12). A reestruturação do ministério foi apresentada por ele também aos representantes do setor privado.

“Estamos fazendo pequenos ajustes para melhorar a eficiência. Validaremos a proposta com os secretários e suas diretorias na sexta-feira (8). Sem ônus para o tamanho da máquina pública e com remanejamento entre as áreas, a ideia é termos o empoderamento de uma área que não existe, que é a criação de uma secretaria que trate da promoção comercial dos produtos agropecuários brasileiros”, disse Fávaro.

“Sem inchamento da máquina”

O ministro garantiu que a reorganização da pasta não exigirá ampliação de recursos orçamentários.

“Provavelmente, teremos duas novas secretarias, mas sem o inchamento da máquina. Estamos fazendo remanejamento interno para dar focos específicos, trocando peças internas”, assegurou Fávaro.

Segundo ele, hoje quem faz a promoção comercial é parte da equipe do seu próprio gabinete.

Sobre a secretaria a ser criada para Promoção Comercial, o ministro disse que ela atuará como um “braço forte” da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e do Ministério das Relações Exteriores juntamente com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI).

“Ficará muito claro o papel de quem faz a promoção comercial, a relação diplomática e a relação sanitária no Ministério da Agricultura. Com isso, devemos ter mais efetividade e continuar batendo recordes na conquista e ampliação de mercados para o setor”, disse.

Modernização do Inmet

Fávaro afirmou, ainda, que estão assegurados R$ 200 milhões para a modernização do Inmet. “O Inmet vai ganhar outro status nos próximos dias. A reestruturação já está acontecendo e seguramente teremos o melhor instituto meteorológico da América Latina”, disse o ministro.

Segundo ele, a plataforma tecnológica e a estrutura do órgão estão sendo modernizados e serão fundamentais para “prever melhor tanto as mudanças durante as safras quanto para seguro rural e garantir maior estabilidade diante das mudanças climáticas”.

Manifestação de servidores

Sobre a carta divulgada hoje por servidores do Inmet, do Inpe e da Ana pedindo o fortalecimento do monitoramento meteorológico e hidrológico no Brasil, Fávaro disse desconhecer o conteúdo, mas que a manifestação é legitima.

“É legítimo se preocupar com a questão orçamentária, não seguindo o mesmo modelo praticado na governança do órgão, mas com nova configuração e com tratamento de secretaria para ter acesso a gestão e pleitear a modernização”, apontou o ministro.

Outra medida que está sendo avaliada pelo ministério é dividir atribuições da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) com as Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), na chamada desverticalização da defesa sanitária.

“Essa proposta está caminhando bem e também será validada com as equipes técnicas no dia 22 e, validando, será implementada imediatamente. É também um empoderamento gradual, relativo e responsável para maior efetividade do serviço”, antecipou o ministro.

Sair da versão mobile