Agricultura

Ministro da Agricultura defende linha em dólar no Plano Safra

Fávaro destacou que a captação de recursos dolarizados minimiza o risco da operação, pois a variação cambial é zero e o juro é mais barato

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu a criação de linhas de crédito rural em dólar pelo Plano Safra para produtores de médio a grande porte, a fim de atendê-los com juros menores e deixar espaço para que mais subsídios sejam destinados aos pequenos agricultores.

Ele disse que a demanda será levada por Lula ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pedindo uma atenção maior na formulação do próximo plano que entrará em vigor em julho.

Fávaro destacou que a captação de recursos dolarizados minimiza o risco da operação, pois a variação cambial é zero e o juro internacional é mais barato.

A medida abriria espaço fiscal para a equalização de taxas de juros para produtores menores serem atendidos pela linha Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
(Pronaf).

A busca por estratégias para definir o próximo Plano Safra ocorre em momento de esgotamento de recursos do programa vigente e suspensão de linhas de crédito rural pelo BNDES.