Ministro vai pedir a demissão do diretor responsável pelo leilão do arroz Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

NA PRÓXIMA SEGUNDA

Ministro vai pedir a demissão do diretor responsável pelo leilão do arroz

Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, afirmou que a decisão vem após Carlos Fávaro ter aprovado a saída do funcionário da Conab

reforma agrária, Paulo Teixeira, câmara dos deputados
Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou neste sábado (22) para a colunista Andreza Matais, do UOL, que vai solicitar a demissão do diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thiago José dos Santos, na segunda-feira.

Atualmente, Santos está de licença, mas é o responsável pela área que conduz o leilão de arroz importado anulado por motivos de “falcatrua”, como definiu o presidente Lula nesta última sexta-feira.

“Conforme ajustado com o ministro Carlos Fávaro, envio para o Conselho de Administração da Conab o pedido de demissão de Thiago José dos Santos”, informou Teixeira.

De acordo com ele, Fávaro, titular do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), já autorizou a saída de Santos.

Também ao UOL, Fávaro disse que o governo pode desistir do leilão de arroz importado caso encontre alternativas para evitar alta de preços e desabastecimento diante da crise climática no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no país. Teixeira, por sua vez, foi enfático ao dizer que o leilão não será anulado.

Por outro lado, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a área técnica da Conab e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) são contra o certame.

O grupo defende a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o leilão anulado. Deputados, inclusive, já levantaram a suspeita de formação de cartel. O governo vai pagar R$ 1,3 bilhão por 263,37 mil toneladas de arroz importado.

Procurado para comentar o assunto, Santos afirmou não ter nada para dizer porque ainda não recebeu notificação de sua possível saída.

Sair da versão mobile