EM PAUTA

Ministros do STF avaliam manutenção de suspensão do X no Brasil

Além da suspensão do X, o tribunal também poderá avaliar a possibilidade de bloqueio das contas da Starlink

ministro Alexandre de Moraes, STF, defensivos agrícolas
Alexandre de Moraes | Foto: Nelson Jr./STF

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira (2) uma sessão para decidir sobre a continuidade da suspensão da rede social X no Brasil, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. A decisão de Moraes ocorreu após a plataforma descumprir uma ordem judicial. Agora, o STF debate se mantém ou revoga essa medida.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A sessão, que começou à meia-noite e se estenderá por 24 horas, conta com a participação dos ministros Luiz Fux, Carmen Lúcia, Flávio Dani, Cristiano Zanin e o próprio Moraes. Como relator, Moraes foi o primeiro a votar e optou por manter sua decisão de proibir a operação do X no país.

O objetivo do julgamento é obter um consenso entre mais ministros do STF, evitando que a responsabilidade pela decisão recaia apenas sobre Moraes. Conforme informações da Folha de S.Paulo, a expectativa é que os ministros apoiem a decisão inicial e confirmem o veto à rede social de Elon Musk.

Além da suspensão do X, o tribunal também poderá avaliar a possibilidade de bloqueio das contas da Starlink, outra empresa de Musk, no Brasil. A deliberação final sobre ambos os temas deve ser concluída até o término da sessão.