Está na pauta do Senado desta quarta-feira, 4, a análise da MP do Agro, medida provisória, chamada de ‘minirreforma’, que prevê mudanças no sistema de acesso ao crédito rural.
Ela é vista pelo governo como um “divisor de águas para o crédito rural” por conter “ferramentas que vão simplificar e dar segurança para quem quer investir no Brasil”, nas palavras da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
O texto foi aprovado primeiramente numa comissão mista que avaliou 349 emendas propostas por deputados e senadores. Já no Plenário da Câmara, foram excluídas a determinação de repasse de 20% dos fundos constitucionais (FNE, FNO e FCO) para bancos privados aptos a conceder créditos rurais e a previsão de análise dos empréstimos pelos conselhos deliberativos das superintendências de desenvolvimento regional.
De acordo com o comentarista do Canal Rural, Glauber Silveira, a grande preocupação do setor é que a pauta passe ainda nesta semana no Senado, para não perder a validade.
“A preocupação entre os deputados é grande, por mais que todo mundo pareça tranquilo. essa questão do orçamento pode impactar muitas coisas. Em conversa com presidente da FPA, Alceu moreira, e que esteve ontem [terça-feira, 3] com David Alcolumbre que hoje [quarta-feira, 4] seria colocado em pauta a medida e de fato foi”, disse ele.