Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Maceió (AL) nesta segunda-feira (29), em repúdio à nomeação de Junior Rodrigues do Nascimento como novo superintendente do órgão.
A invasão aconteceu após a exoneração de Wilson Cesar de Lira Santos, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Nascimento, nomeado pelo governo federal na última quarta-feira (24), atuava como diretor-presidente da Naturagro, entidade que representa beneficiários da reforma agrária em Alagoas.
A ação do MST coincide com o “Abril Vermelho”.
Em 2023, o MST já havia ocupado a Superintendência do Incra em Alagoas com a mesma reivindicação.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), disse neste domingo (28), na Agrishow que o momento é difícil para o produtor rural.
“Temos 48 propriedades de terras invadidas no país. Precisamos de posicionamentos claros no Congresso Nacional”, afirmou.
Atualmente, 13 projetos de lei anti-invasão tramitam na Câmara, a maioria em andamento na Comissão de Constituição e Justiça e outros na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Outros quatro tramitam no Senado.