O grupo de transição do agronegócio divulgou, nesta quarta-feira (14), o relatório resultante do trabalho realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, QG da mudança de governo.
Segundo o produtor e empresário Joe Valle, que integra a equipe de transição do futuro governo Lula na área da agricultura, o acesso aos recursos orçamentários é um dos principais gargalos do setor.
De acordo com Valle, o próximo Plano Safra deve contemplar as expectativas dos produtores.
“O Plano Safra não é uma questão de gastar dinheiro, é uma questão de investir dinheiro. A gente acredita que vai ser completamente atualizado e atendido. A questão de recursos sempre foi um grande gargalo. O ideal é que tivéssemos recursos para tudo”, disse.
O ntegra a equipe de transição do futuro governo também destacou que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Pesca devem ser recriados.
Joe Valle defende o diálogo entre produtores e empresários no entendimento para o acesso às linhas de crédito e impulsionar a tecnologia no campo.
“A questão de estar junto com a indústria na mesma mesa buscando os recursos, buscando financiamentos, buscando formas de financiamentos, está completamente contemplada. Isso é uma coisa que não podemos nem pensar em não contemplar. Especialmente para a agricultura familiar”, afirmou.