Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Política

Presidente da CRA quer estratégia para Brasil diminuir dependência de fertilizantes importados

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu uma estratégia bem definida para reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes produzidos no exterior

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) defendeu nesta quarta-feira (16), no Plenário do Senado, uma “estratégia bem definida” para reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes produzidos no exterior. Ele informou que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que preside, elaborou um documento com propostas nesse sentido, que será encaminhado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e a diversos ministros.

O assunto dos fertilizantes já foi debatido em duas audiências públicas da CRA em outubro passado.

Entre as soluções propostas no documento para a crise no fornecimento e para o alto custo dos fertilizantes, está a garantia pelo governo de sua importação para as próximas safras e a revisão tarifária e cumprimento dos acordos internacionais.

O texto também propõe a exploração das jazidas nacionais de potássio, fosfato, nitrogênio, calcário e outros minérios usados na produção de fertilizantes, incentivando a indústria nacional.

A CRA propõe também, de acordo com Acir Gurgacz, incentivos tributários para novos investimentos na produção e comercialização desses insumos, assim como a abertura de novas linhas de crédito pelos bancos públicos, para inovação e produção de fertilizantes nacionais.

“O governo deve facilitar a produção de bioinsumos por fabricantes brasileiros”, disse.

fertilizantes
Foto: Daniel Popov/Canal Rural

 

Sair da versão mobile