A coluna Painel, publicada no jornal Folha de São Paulo, informou que, após cobranças de dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar um assentamento de reforma agrária no início deste ano. A visita está prevista para ocorrer entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, e o local ainda está sendo definido.
Lula tem enfrentado críticas do movimento, especialmente em relação ao desempenho do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra, pasta liderada por Paulo Teixeira. Entre as reclamações do MST estão a demora no assentamento de famílias e a falta de recursos para a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar.
Desde que reassumiu a presidência, Lula ainda não visitou nenhum assentamento, o que tem gerado descontentamento. Em dezembro, o líder do MST, João Pedro Stedile, declarou ao jornal que o movimento está cansado de promessas feitas pelo governo.
Outro lado
O Ministério do Desenvolvimento Agrário informou que, neste período, realizou desapropriações, adquiriu terras e incrementou os recursos destinados à assistência técnica para pequenos agricultores.