
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (18), ao falar sobre a reunião que teve com o petista para a definição do leilão do túnel Santos-Guarujá.
Ele informou que o pregão acontecerá em 1º de agosto. “É bom que se registre, houve muita sensibilidade do governo federal e quero agradecer publicamente”, disse.
O presidente e o governador conversaram na quarta-feira passada (12), em reunião fora das agendas de ambos. Tarcísio também não publicou o encontro em suas redes sociais, preferindo postar um vídeo cumprimentando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em almoço.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Após a reunião com o presidente da República, ficou decidido que o governo de São Paulo assumirá a condução do processo de concessão público-privada.
“Apresentamos uma proposta que iria acelerar o leilão do túnel Santos-Guarujá e o governo federal topou. O presidente da República deu ok. Hoje publicaram o convênio de delegação”, disse Tarcísio. “No dia 27, o presidente da República vai estar em Santos conosco para lançar o edital. Já tem data para o leilão, que é 1º de agosto. Estaremos na Bolsa para celebrar.”
Investimentos na Sabesp
Nesta terça-feira, o chefe do Executivo paulista anunciou R$ 7,5 bilhões de investimentos junto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para saneamento em nove municípios da Baixada Santista.
O aporte inclui as obras da travessia de água no Santos-Guarujá, que têm início agora e ampliará a capacidade de abastecimento no Guarujá.
Tarcísio aproveitou para ressaltar o processo de privatização da empresa, conduzido por ele. “Iniciamos uma jornada de R$ 7,5 bilhões que serão contratados e executados até 2029. No contrato anterior da Sabesp, não alcançávamos as pessoas das áreas irregulares. O novo contrato alcança e abraça a todos. Era impossível falar em praias limpas, saúde, coleta e tratamento de esgoto.”