Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RETALIAÇÃO

Trump ameaça países do Brics

"Se prejudicarem os EUA, não ficarão felizes", disse o presidente norte-americano; Brasil integra a aliança que inclui China e Rússia

Donald Trump
Foto: Shealah Craighead/ The White House

O recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na noite desta segunda-feira, 20, que os países membros do Brics estavam tentando “dar a volta” nos Estados Unidos e que, se isso ocorrer, “não vão ficar felizes”.

“Eu acho que [os países do Brics] estavam procurando prejudicar os Estados Unidos, e se fizerem isso, não ficarão felizes com o que vai acontecer”, disse Trump, que considera que os EUA não possuem “bons acordos” com a maioria dos países. “Nós não fazemos nenhum bom acordo. Temos um déficit com quase todos”, afirmou o novo chefe da Casa Branca.

Em relação especificamente à China, Trump lembrou que, em seu primeiro mandato, impôs “grandes tarifas” aos produtos do país, especialmente no aço, o que ajudou a manter empresas de siderurgia funcionando nos EUA. Ele não deu mais detalhes sobre futuras tarifas contra país asiático, mas pontuou que tem reuniões e telefonemas agendados com o presidente Xi Jinping para tratar do assunto.

Trump acrescentou ainda, que, por ora, os EUA ainda “não estão prontos” para implementar novas tarifas universais.

Sobre o Brics

O grupo não é um bloco econômico ou uma associação de comércio formal. A aliança começou com quatro países, reunindo Brasil, Rússia, Índia e China, até que, em 2011, a África do Sul foi admitida no grupo. Em 2024, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irã aderiram ao grupo como membros plenos.

Sair da versão mobile