O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a dizer que não assinará qualquer acordo comercial que não beneficie os Estados Unidos, indicando que Washington e Pequim estão em fase crucial de negociações.
“A China quer muito um acordo comercial com os Estados Unidos. A economia chinesa está desacelerando e esse ritmo se agravou depois da imposição das nossas tarifas sobre bens chineses”, afirmou disse Trump em declarações a repórteres no âmbito da reunião da Otan, em Londres.
“Não queremos perder um mercado como o chinês, mas não me preocupa se não tivermos um acordo comercial com a China. Vamos ver o que acontece”, acrescentou.
As novas declarações de Trump sobre o assunto acontecem depois que o presidente norte-americano disse, nesta manhã, que poderia esperar até as eleições dos Estados Unidos, marcadas para novembro de 2020, para concluir o acordo comercial com a China.
Nesta terça-feira, 3, Trump afirmou que não tinha um prazo para concluir o pacto comercial, alimentando especulações de que a promessa de impor novas tarifas sobre importados chineses em 15 de dezembro pode se materializar.