Furquim é zootecnista e trabalha com confinamento, ele escreveu o seguinte:
– Nos dias atuais temos visto o mercado consumidor buscando por cortes de carnes com mais qualidade, sendo que um boi precoce, castrado e com bom acabamento de carcaça tem atendido melhor a este mercado mais exigente. Existe algum programa do Grupo JBS que beneficia os pecuaristas e confinadores, pelos bois castrados no abate? Se tem, como funciona este programa? E por que os próprios confinamentos da JBS optam por bois inteiros na sua maior parte? Já sabemos sobre o desempenho superior do boi inteiro sobre o boi castrado no confinamento, porém a diferença ainda é significativa quanto a qualidade da carne. Será preciso mais apoio pela indústria frigorífica aos pecuaristas para favorecer este tipo de mercado.
O apresentador do programa, Mauro Ortega, levou a pergunta ao diretor de originação para São Paulo e Mato Grosso da JBS, Eduardo Pedroso. Ele é responsável pela compra de gado destes dois Estados e respondeu assim:
– A JBS tem desenvolvido protocolos de demanda puxada e pagamento diferenciado por qualidade, para lotes comprados na modalidade boi a termo que nos possibilita planejamento comercial. Através do Programa NO PONTO, os machos castrados chegam a receber até R$ 5,0/@ de premiação se atingidas as especificações de 0-6 dentes incisivos permanentes, acabamento 3 e 4, peso de 16-22@ e mínimo de 50% do lote no farol verde da qualidade (especificações descritas). Acrescida à premiação da qualidade da carcaça, também temos bonificações Europa e Hilton. A JBS presta serviços de engorda ao pecuarista em seus confinamentos. São quatro modalidades de negócios à disposição do produtor. Todos os lotes de animais castrados alojados nos confinamentos da JBS participam automaticamente do Protocolo NO PONTO Cota Machos Castrados. Temos fomentado e estimulado a retomada da prática da castração para produção de carne de melhor qualidade. Centenas de pecuaristas já estão participando deste movimento em prol da credibilidade da carne brasileira, estímulo ao aumento do consumo per capita e abertura de novos mercados.
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