Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

ABCZ diz que produtos de base vegetal não podem ser chamados de 'carne' e 'leite'

A entidade cita estudo que comprova as diferenças nutricionais entre os produtos de origem animal e vegetal e fala em 'propaganda enganosa'

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) se manifestou contrária ao uso das palavras ‘carne’ e ‘leite’ para os produtos integralmente vegetais, popularmente conhecido como planted based. Em comunicado divulgado nesta sexta, 6, a entidade afirma que o posicionamento é uma resposta sobre uma consulta pública promovida pelo ministério da Agricultura sobre os produtos com base vegetal.

“Temos percepção clara de que o uso impróprio dessas palavras traduz-se em propaganda enganosa perante os consumidores, ao fazer crer que estão ingerindo substâncias com as mesmas propriedades organolépticas e nutricionais, quando na verdade estudos demonstram que são díspares”, diz o comunicado que é assinado pelo presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges Júnior.

Para evidenciar a diferenciação entre as proteínas animais e aquelas de origem vegetal, a ABCZ cita um estudo científico, publicado pela revista Nature, em julho deste ano. Segundo o comunicado, o estudo conclui que o perfil metabólico entre a carne bovina e os “plant based” diferem-se em 90%, pois dos 190 metabólitos analisados apenas 19 são comuns, não sendo possível defender nutricionalmente que se possa substituir um produto por outro, ou que sejam intercambiáveis, como a nomenclatura pretendida de “carne vegetal”, “leite vegetal” ou “ovo vegetal” deixa entender.

“O posicionamento contrário da ABCZ à tal medida representa nosso respeito e nossa defesa ao trabalho dos mais de 23 mil associados, cujo fomento e produção atingem mais de 80% do rebanho bovino nacional, com produção estimada em 2020 de 10,5 milhões de toneladas de carne bovina e 24,5 milhões de toneladas de leite”.

A nota pede que o Mapa não aceite os nomes para os produtos planted based, para “cumprir o seu papel de proteger a saúde dos consumidores e de defender a posição – louvável – de liderança do Brasil no mercado mundial de proteína animal”.

Sair da versão mobile