Apesar de o outono ter começado em março, abril é o primeiro mês completo sob a estação. Assim, naturalmente, é comum chover mais. Porém, com o La Niña perdendo intensidade e influenciando menos no Brasil, o mês de abril será ainda mais seco do que o normal em grande parte do Brasil.
Essa condição é válida para o norte do Paraná, oeste e norte de São Paulo, metade oeste de Minas Gerais, todo o Centro-Oeste, sul de Rondônia, oeste do Amazonas, Pará e praticamente todo o Nordeste com exceção de Alagoas, Sergipe e leste da Bahia, onde a chuva fica dentro da média.
Toda essa chuva abaixo da média preocupa ainda mais a situação dos reservatórios, principalmente no Nordeste, e em bacias do Centro-Oeste e Sudeste. Lembrando que muitos reservatórios não se recuperaram durante o período chuvoso e não estão em situações confortáveis para passar o período seco que está para começar. Além disso, durante abril muitos estados registram aumentos das queimadas.
Chuva acima da média apenas na metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná e entre o Acre e extremo noroeste do Pará. Essa chuva acima da média no Sul é muito importante para amenizar os efeitos da seca que começaram ano passado e que algumas cidades sentem os efeitos até hoje. Ela é benéfica para a soja do Rio Grande do Sul que está em fase de desenvolvimento.
Em relação às temperaturas, é normal no mês ter dias quentes, mas também ter algumas entradas de frio. No final de abril espera-se temperaturas acima da média na metade sul do Rio Grande do Sul e entre o norte da Bahia e o Rio Grande do Norte. Por outro lado, abril será mais frio do que o normal no planalto norte de Santa Catarina, leste, norte, noroeste e parte dos Campos Gerais do Paraná, grande parte do estado de São Paulo (com exceção no oeste), Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, praticamente toda Minas Gerais (exceto triângulo e norte), leste de Goiás, Distrito Federal, noroeste de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, oeste do Pará e Amapá. No restante do Brasil, a temperatura fica dentro da média.
O mês já começa com uma onda de frio que chega até o Sudeste do Brasil e com potencial para geada de forma muito isolada no topo da serra de Santa Catarina. Posteriormente a outra onda de frio ocorre por volta do dia 15 de abril e uma última nos últimos dias do mês. E entre as ondas de frio, as temperaturas se elevam, ou seja, abril vai ser com gangorra na temperatura em grande parte do Centro-Sul brasileiro.