O Brasil anunciou nesta terça-feira, 19, compromissos comerciais com a Colômbia nas áreas de serviços aéreos, agricultura, pesquisa e desenvolvimento, meio ambiente e saneamento, segurança e cooperação fronteiriça, comércio e investimentos e serviços de aprendizagem profissional.
Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, a aproximação de negócios entre os dois países é um fato que já devia ter acontecido. “Acordos de cooperação científica e comercial com um país que faz fronteira e com uma economia aberta é importante representa uma aproximação considerável”, diz.
Apesar da relação entre comércio entre os países ser relativamente pequeno o brasil exportou US$ 2,8 bilhões em 2020 e importou US$ 1,7 bilhões, alguns aspectos aproximam as duas nações, segundo o comentarista.
“A inovação tecnológica científica que está no centro desse acordo, que envolve a empresa de pesquisa colombiana e brasileira. Temos muito a ganhar em um acordo onde a inovação tecnológica está influenciando na competitividade do comercial mundial”, ressalta Benedito Rosa.