Depois de uma breve introdução sobre reprodução na sexta aula, o módulo subsequente terá como tema principal a Taxa de Renovação de Rebanho (TRR), a Idade ao Primeiro Parto (IPP), a taxa de mortalidade e evolução do rebanho.
A Taxa de Renovação do Rebanho, conhecida pela sigla TRR, fornece a quantidade de matrizes a serem substituídas em um período de um ano. Este cálculo serve como planejamento de renovação do rebanho em um período planejado.
O professor Alexandre Bizinoto apresentará também o cálculo de Idade ao Primeiro Parto (IPP), um procedimento fundamental à evolução do rebanho, importante para a definição do tamanho do terreno a ser destinado à criação.
O cálculo da taxa de mortalidade é imprescindível para a organização do criador, pois serve como diagnóstico de problemas rurais.
A aula número 7 conta com a explicação da evolução do rebanho, e o aluno registrado no Agrocurso poderá ter acesso à planilha de evolução de rebanhos bovinos na apostila que está disponível no site oficial.
O manejo higiênico-sanitário é tratado na aula de número 8. O professor Alexandre Bizinoto apresenta procedimentos eficazes para o planejamento sanitário pecuário. Algumas doenças podem ser evitadas com este fundamento, como a febre aftosa, a brucelose, tuberculose, raiva bovina, clostridiose, botulismo, leptospirose, salmonelose, pasteurelose, IBR e parasitoses.
O projeto é uma parceria entre a emissora, as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). As inscrições ainda podem ser feitas pelo site, e as aulas estarão disponíveis para visualização dos alunos matriculados.