Durante sua estreia no programa Mercado & Companhia, Alexandre Garcia, novo comentarista do Canal Rural, afirmou que o medo do novo coronavírus deve impactar mais a economia brasileira do que a doença em si. Ele também projeta perdas no crescimento econômico mundial por conta da pandemia.
Garcia comenta que até mesmo a greve dos caminhoneiros, que aconteceu em maio de 2018, foi mínima comparada a publicidade que a doença ganhou pelo mundo. Na época, a paralisação de 11 dias reduziu as exportações e aumentou a inflação no período.
Condução do governo
O comentarista avalia com bons olhos as medidas anunciadas pelo governo brasileiro, através do ministro da Economia, Paulo Guedes, em uma tentativa de conter os efeitos do coronavírus no Brasil.
“O governo do Brasil está seguindo o que os outros governos fizeram. E vai seguir o que o Trump fez porque estamos no mesmo continente e por causa dessa nova amizade entre eles”, diz.
Com isso, o governo brasileiro deve incentivar e apoiar ainda mais a economia, projeta, principalmente com mais crédito e juros menores. Para ele, algumas dessas facilidades poderim até permanecer depois do fim do surto da doença. “Quem sabe fica como herança do coronavírus”, completa.