Mercado e Cia

Alexandre Garcia: STF está impedindo governo de governar

Comentarista do Canal Rural destacou a proposta do ministro Marco Aurélio, que sugere que o plenário inteiro do STF decida sobre medidas que envolvam outros poderes

O comentarista do Canal Rural Alexandre Garcia voltou a falar sobre as manifestações do último domingo, 3, e o desentendimento que a fala do presidente Jair Bolsonaro causou. De acordo com ele, na ocasião, o presidente afirmou que as Forças Armadas estavam ao lado da lei, da ordem, democracia e liberdade e que o cumprimeiro da contituição seria exigida.

“Isso causou um desentendimento que obrigou o vice-presidente Mourão a endossar as palavras do presidente e o ministro da Defesa [Fernando Azevedo e Silva] a fazer uma nota em que afirma que as Forças Armadas estão sempre ao lado da lei e da ordem, da democracia e da liberdade”, diz Garcia.

Porém o que chamou a atenção foi uma parte do comunicado em que reforça que a ‘independência e harmonia entre poderes são imprescindíveis para a governabilidade do país’. 

Garcia lembra que na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) barrou a nomeação de Alexandre Ramagem para assumir a direção-geral da PF. Em outra ocasião, o ministro do STF Luís Roberto Barroso suspendeu a expulsão de diplomatas venezuelanos do Brasil.

“Aí, o ministro Marco Aurélio [do STF] propôs agora ao ministro [Dias] Toffoli, presidente do Supremo, que altere o regimento interno dizendo que quando for uma medida que envolva outro poder, tem que ser o plenário a decidir, ou seja, os 11 ministros. Ele disse ainda que alguns não vão gostar porque se acham ‘semi deuses’ mas quem tiver o mínimo de juízo e percepção do contexto vai fazer essa mudança brevemente”, explica o comentarista do Canal Rural.

O povo está zangado com o Supremo porque percebe que o STF está impedindo que o governo, que foi eleito para governar, governe”, finaliza Alexandre Garcia.