Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Direto ao Ponto

Algodão brasileiro deve bater recorde de produção nesta safra

O entrevistado do Direto ao Ponto neste domingo foi o o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio; confira o programa na íntegra

Mato Grosso, além de líder na produção de grãos, também é o maior produtor de algodão do país. Para esta safra, a área destinada para o cultivo da pluma ficou ainda maior, passando de 794,3 mil hectares para mais de 1 milhão, de acordo com o Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o que representa um aumento de 32,5% se comparado ao ciclo passado.

“Hoje, Mato Grosso representa cerca de 70% da produção brasileira de algodão’’ conta o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Milton Garbugio. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto deste domingo, dia 10, Garbugio destacou a grande participação de Mato Grosso e o potencial produtivo da pluma no país.

Segundo ele, neste ciclo o Brasil atingirá o recorde na produção da pluma. “Teremos uma safra recorde brasileira esse ano, a expectativa de produção e qualidade de algodão é uma das melhores que já tivemos.”

Nova call to action

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa para a safra 18/19, é de que haja um incremento na área destinada a cotonicultura nacional, com estimativa de crescimento de 33% se comparado aos 174,7 mil hectares cultivados no ciclo passado.

Milton destacou que apesar do país ter grande potencial para aumentar sua área de produção, fatores como logística, infraestrutura e beneficiamentos precisam ser melhorados. Em relação à produtividade, Milton conta que a média nacional gira em torno de 1,5 toneladas por hectare de pluma, enquanto o maior produtor mundial, que é os Estados Unidos, produz em média 0,8 toneladas por hectare.  

O presidente da Abrapa conta que o brasil é o maior produtor de algodão certificado do mundo, por este motivo a associação vem trabalhando para promover a pluma fora do Brasil. “Estamos buscando parcerias para melhorar a promoção do algodão na Ásia, já que o país é o nosso maior exportador. Por isso, precisamos trabalhar mais e mostrar a qualidade da pluma’’, explica.

Veja a entrevista na íntegra:

Sair da versão mobile