A Aprosoja-MT lançou nesta terça, 13, uma plataforma com simulador de viabilidade econômica para a construção de armazéns. A ferramenta tem como objetivo atender as pequenas e médias propriedades rurais do estado.
“Estamos lutando contra uma narrativa de que o produtor, a partir de tal tamanho. não pode ter armazém. Isso não é verdade. A gente vê que os grandes países produtores do mundo, com uma política totalmente diferente dessa que foi construída no Brasil. Os norte-americanos, por exemplo, têm 2.7 vezes a capacidade de guardar o que eles colhem enquanto aqui nós temos 0,5. Precisamos romper essas falsas narrativas que só tem trazido benefícios para o atravessador”, afirma Fernando Cadore, presidente da Aprosoja-MT.
- Armazém para Todos: Aprosoja-MT lança campanha para aumentar capacidade de armazenagem
- Venda de soja vai parar na Justiça e juíza determina até arrombamento de armazém
Segundo a Aprosoja cerca de 76% dos produtores mato-grossenses são donos de pequenas e médias propriedades com áreas de até 1.000 hectares com condições econômicas para financiar a instalação de armazéns.
” O objetivo principal é fazer com que todo produtor consiga armazenar a sua produção. Utilizando um contexto urbano, é como se um comércio não tivesse condições de guardar o seu estoque, então o produtor precisa ter onde guardar o que ele produz”, complementa Cadore.
As instituições financeiras do estado apoiam a campanha de armazenagem com condições especiais de financiamentos.
“Procuramos dar um diferencial em relação a isso com agilidade, com uma transparência maior na documentação exigida e também com um trâmite mais rápido na análise dessa operação. É um programa que é interessante para que o nosso produtor tenha uma autogestão maior, e com isso ele possa agregar mais valor a sua produção”, diz João Carlos Spenthof, presidente do Sicredi Centro Norte.