Agronegócio

Conab: falta de armazéns causa prejuízo financeiro e de abastecimento interno

Superintendente da Conab ressalta que 45% dos grãos que são perdidos no Brasil devido a algum tipo de falha de armazenagem

Em webinar realizado na manhã desta quarta-feira, 5, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) afirmou que a falta de armazéns no Brasil causa prejuízos financeiro ao produtor e de abastecimento interno. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da entidade.

O webinar focou na importância da armazenagem correto dos grãos, e o superintendente de armazenagem da Conab, Stelito Reis Neto comentou sobre a falta de unidades de armazenadoras no Brasil e os impactos para o produtor. “Quando não tem unidades armazenadoras suficientes, encontramos problemas graves para a condução dos trabalhos com esses grãos. O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e precisa ter muito cuidado com essa riqueza”, pontua.

“É muito corriqueiro se ver na época de colheita de grãos que a armazenagem é feita a céu aberto e isso é um dos claros indicativos de que falta armazém no nosso país. Corre-se o risco de perder todo o investimento feito na lavoura para se produzir um grão de alta qualidade e competitivo no mercado por causa de uma questão de armazenagem inadequada”, ressalta o superintendente da Conab.

Stelito ainda diz que 45% dos grãos que são perdidos no Brasil é ocorrem por algum tipo de falha no processo de armazenagem. “Para se resolver esse problema não existe outra solução a não ser construção de unidades armazenadoras, contudo, devido ao investimento e infraestrutura, o processo de construção é lento, como forma de redução do problema no curto prazo, produtores podem utilizar estruturas temporárias, como por exemplo a silo bag”, conclui.