Sofre toda cadeia, de uma ponta a outra. Por isto a importância da nossa presença, a presença do Canal Rural nestes três dias aqui no norte do país. Algo está mudando por estas bandas. Na próxima sexta, dia 25, acontece a inauguração oficial do Terminal Portuário Fronteira Norte, o Terfron. E com ela um marco histórico para logística brasileira: a Bunge, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil, vai começar a exportar grãos pelo porto de Vila do Conde, algo que jamais aconteceu.
Grande parte da produção gigantesca da região Centro-Oeste, liderada por Mato Grosso e até então escoada para os portos das regiões Sul e Sudeste, poderá seguir outro rumo. Dos municípios produtores, os grãos seguirão para o Norte por 800 quilômetros até Miritituba, onde serão carregados em barcaças pelo rio Tapajós até o destino final, em Barcarena. De lá, rumam em navios com até 100 mil toneladas para União Europeia e Ásia.
Modal mais barato, alternativa inteligente de escoamento, sonho antigo que vira realidade. Será? Os mais experientes pedem cautela. É bom esperar e deixar a comemoração para um segundo momento. É preciso arrumar as estradas e investir na manutenção, principalmente da BR-163, a Cuiabá-Santarém. Todos andam muito ressabiados quando o assunto é logística. É como disse um produtor com quem conversei hoje: o seguro morreu de velho.
A equipe do Canal Rural viajou a Barcarena a convite da Bunge. Nesta quinta, dia 24, você acompanha a reportagem de João Henrique Bosco no Rural Notícias.