Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado e Cia

Benedito Rosa: PL do Licenciamento Ambiental simplifica investimentos

De acordo com o comentarista, o Brasil vive sob um regime burocrático com excesso de zelo por conta de um ambientalismo radical desnecessário

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 13, o texto base do projeto de lei do Licenciamento Ambiental. A proposta estabelece regras a serem seguidas por todos os órgãos licenciadores e dispensa de licenciamento algumas atividades agropecuárias. Os deputados ainda analisam os destaques apresentados pelos partidos para modificar o texto-base da proposta.

Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, a aprovação do PL do licenciamento ambiental é um ponto positivo para o agronegócio. “Vejo essa aprovação de projeto na Câmara com satisfação. Nós temos no Brasil um excesso de regulamentação para a área ambiental que estava criando problemas não só pela falta de uma norma geral, que cria insegurança jurídica, não só pela burocracia e demora das licenças, mas também porque esses excessos estão atrapalhando os investimentos, geração de emprego, renda e obras de infraestrutura”, diz.

“Nós estamos em um regime com burocratismo com excesso de zelo com ambientalismo radical desnecessário. Isso não acontece em países que estão crescendo rapidamente, como por exemplo China e Rússia que constroem o que precisa de infraestrutura respeitando o meio ambiente cumprindo obras dentro do prazo, enquanto aqui no Brasil paralisa tudo”, pondera o comentarista.

Para Benedito, outro ponto positivo do projeto é a descentralização de decisão. “Esse projeto de lei está delegando para estados uma parte da competência de licenciar ou não cada empreendimento. Essa descentralização é um ponto positivo. Isso traz vantagens na medida que significa a legislação vigente, elimina os excessos e mantêm ainda a obrigação de fiscalização e renovação. Para a agricultura o processo burocrático vai ficar mais simples se o projeto de lei for aprovado”, conlui.

Sair da versão mobile