A consultoria Agrifatto afirma que os preços da arroba do boi gordo podem voltar ao patamar visto no fim de 2019, acima de R$ 200. A analista de mercado Lygia Pimentel explica que em um primeiro momento há expectativa é de queda, mas a partir do segundo semestre, as cotações voltariam a subir.
“Sabemos que historicamente a oferta [de animais] começa a aumentar no momento da seca, quando a estiagem começa, lá para maio e junho. Então teremos um primeiro momento de aumento da oferta para diminuir a pressão da pastagem. No entanto, no segundo semestre o cenário é de diminuição da oferta, com preços talvez batendo R$ 230, mas é um patamar muito arriscado”, diz.
Ela faz um alerta para a grande atratividade que a pecuária recebeu após atingir patamares históricos e comenta que é preciso um cuidado entre a oferta e demanda de animais. “Essa alta empolgou confinadores, com alguns investidores querendo entrar na pecuária, oi boiteis estão lotados. O mercado está ajustado e por enquanto a probabilidade é de mercado firme e não frouxo”.