Acontece nesta terça-feira, 27, o segundo dia da pré-cúpula de sistemas alimentares em Roma, na Itália. O evento é uma prévia da cúpula sobre sistemas alimentares de 2021, que acontece em setembro, nos Estados Unidos.
Para o presidente da Associação Brasileira Da Indústria De Alimentos (Abia), João Dornellas, afirma que o mais importante é pensar na pluralidade do planeta. “Em uma cúpula que vai discutir os sistemas de alimentação global, é necessário levar em conta que o planeta é muito diferente, importante que se ouça vozes do mundo todo”, diz.
Ainda ressalta que é necessário levar em consideração a fome mundial. “Assim como no nosso país, ainda tem pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Temos pessoas que todo dia dormem com fome”, pontua.
- ‘Não se pode falar de alimentos e não levar em conta a América Latina’
- Crise hídrica afeta escoamento de grãos na hidrovia Tietê-Paraná; vai parar em agosto, diz ministro da Infraestrutura
Dornellas ainda reitera que no mercado de exportação a posição que o Brasil ocupa na produção de alimentos industrializados é de alta segurança alimentar. “Somos o país que mais exporta alimentos industrializados, isso dá uma responsabilidade grande e uma chancela, pois exportamos para 190 países. A indústria de alimento do Brasil cumpre a legislação sanitária internacional através de tecnologia, pesquisa, inovação e buscando dar segurança ao alimento. Não existe segurança alimentar sem alimento seguro”, conclui.