Mesmo com chuvas e até geadas na última semana, o trigo segue apresentando excelente potencial produtivo no Rio Grande do Sul. Além disso, a semeadura do milho avança para 56% da área prevista.
+ Soja: Rabobank estima produção menor do que a apontada por consultorias
As condições favoráveis de insolação e temperaturas amenas favorecem o desenvolvimento do trigo no estado. Mesmo com a umidade abaixo do ideal, 9% das lavouras já estão em fase de maturação e 2% já foram colhidas na parte oeste. Em Santa Rosa, o potencial produtivo deve superar os 3 mil quilos por hectare.
Já nas regiões da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul, e cidades mais ao norte, como Ijuí e Erechim, as geadas tardias devem impactar a cultura do trigo. Porém, ainda não é possível mensurar essas perdas. Na região de Cruz Alta, o cereal foi cotado a R$ 102 a saca.
Milho
No milho, a semeadura avança pelo Rio Grande do Sul e 56% das lavouras foram plantadas e estão no desenvolvimento vegetativo. Nas proximidades de Bagé, o índice de plantio já ultrapassa os 90%. Em Santa Rosa o processo já foi concluído.
O Rio Grande do Sul aumentou o índice de alerta contra pragas, como a cigarrinha. O monitoramento, entretanto, constatou baixa na incidência devido à queda nas temperaturas.